Blog
É fundamental que o gestor tenha consciência de que todo o funcionamento da escola depende da organização adequada dos horários, que impactam o dia a dia dos alunos, professores e da gestão escolar como um todo. Entre os benefícios de um horário de qualidade, estão: Uma Escola organizada desde o primeiro dia de aula; Redução […]
Todo o início de ano, os professores de Língua Portuguesa ficam apavorados com o nível dos seus alunos… Como eles escrevem mal… O que fazer? Aqui apresento uma atividade que REALMENTE funciona. É um trabalho semanal de uma determinada dificuldade ortográfica e sua culminância é com o “Bingo ortográfico.” Os alunos amam e aprendem […]
No passado, era um momento de falar e reclamar dos alunos. Participava do Conselho o Coordenador Pedagógico e o Professor. Hoje mudou, participam: diretor, coordenador, professores, pais e alunos. Para quê? Avaliar o desempenho escolar do aluno. Avaliar o relacionamento do estudante e dos professores. Identificar as dificuldades de aprendizagem e estratégias utilizadas. Analisar […]
O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática. Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, […]
O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes. No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno […]
Analisando os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, compreende-se outra maneira de ver a aquisição do código escrito que é realizado pelas crianças. “A leitura e a escrita não dependem exclusivamente da habilidade que o alfabetizando apresenta de ‘somar pedaços de escrita’, e sim, antes disso, de compreender como […]
O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil. Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver […]
QUAL É A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL? É nesta fase (0 a 5 anos) que as crianças desenvolvem habilidades e conexões cognitivas que irão carregar para o resto de suas vidas. Neste período de pandemia, muitas crianças estão na frente da televisão ou outro dispositivo móvel, “quietas” ao invés de desenvolver os aspectos sociais, neurológicos, […]
O que é autodidata? É a pessoa que aprende sozinho e alcançou a sua liberdade intelectual. Ela não precisa da explicação ou orientação de um professor. Ela instrui por seu esforço próprio, gerenciando o seu processo de aprendizagem. Muitas vezes, consideramos essa pessoa um gênio, mas na verdade, não é! Existem níveis desse autodidatismo. Algumas […]
Geralmente, no final do ano os pais fazem um balanço e questionam o trabalho desenvolvido na escola de seu filho (a). A melhor opção é sempre conversar na escola e tentar resolver as questões durante o ano. Não acumule queixas ou fique reclamando da escola em casa, perto da criança. Essa atitude faz com que […]